Baratas


Saiba mais sobre esta praga

    
                                                    

As baratas podem ser agentes disseminadores de microrganismos ao transportarem bactérias causadoras de gastroenterites e surtos diarreicos. Além disso, as baratas podem conter certos protozoários e outros microrganismos dentro de seu corpo causadores de doenças.


As baratas desenvolvem-se por metamorfose gradual apresentando os estádios de ovo, ninfa e adulto. Este ciclo de desenvolvimento depende da conjugação de vários fatores como a espécie, as condições de temperatura e humidade, disponibilidade de alimentos, entre outros.

 

Baratas pequenas
A Blatella germânica é popularmente conhecida como barata pequena, alemã, francesinha e paulista. Diferencia-se das demais pelo pequeno tamanho (até 1,5 cm) e por apresentar duas faixas longitudinais escuras no escudo protector da cabeça.
São insectos de alta capacidade reprodutiva. Uma fêmea pode depositar quatro a oito ootecas com média de 30 a 40 ovos durante a vida. O período de incubação pode ser de 14 dias, mas depende muito da temperatura e humidade. A duração da fase adulta pode chegar a um ano. Estas baratas costumam esconder-se em lugares próximos de fontes de alimentos e humidade, sendo as cozinhas os locais preferidos. Geralmente são encontradas em residências, restaurantes, depósitos, hospitais, etc.

Baratas grandes
A Periplaneta americana é popularmente conhecida como barata de esgoto, barata grande e voadora. Pode chegar a 5 cm de comprimento e tem como característica a cor de pinhão com um bordo amarelo no escudo protector na cabeça. Durante a sua vida, uma fêmea pode depositar muitas ootecas semanalmente, cada uma com seis a 16 ovos que, dependendo de factores como humidade ou temperatura ambiental, vão eclodir aproximadamente entre 38 a 55 dias. Estas baratas podem viver em grandes grupos e como são insectos grandes, preferem ambientes reclusos e amplos, pois não podem se esconder facilmente. São geralmente encontradas nos esgotos, caixas de fiação eléctrica, caixas de inspecção, depósitos, etc.

 

Espécies de baratas:

  • Barata alemã
  • Barata oriental
  • Barata americana
  • Barata de listras castanhas
  • Barata parda
  • Barata pequena

Barata americana (Periplaneta)