Jacinto


(Espécie: Hyacinthus orientalis - Família: Liliacea)

 

O jacinto e as suas origens

O jacinto é considerado nativo da região mediterrânica e remonta a um passado longínquo. A espécie da qual derivam todas as variedades modernas é o jacinto-comum, também conhecida como jacinto-de-jardim ou jacinto-holandês (Hyacinthus orientalis). Foi importada da Ásia Ocidental em finais do século XVI.

 

Durante o século XVIII, os jacintos eram tão populares na Holanda (o principal país produtor) que foram criados milhares de cultivares, tornando-se esta a principal origem de propagação do jacinto. Na língua das flores, é um símbolo de amor e de desejo de namoro.

 

Sazonalidade: O jacinto em flor

Normalmente plantas de floração primaveril, certas espécies de jacinto podem ser forçadas a florir a tempo para o Natal, mas a maioria floresce entre março e abril. Altas e muito perfumadas, as flores surgem em densas inflorescências, revelando cada uma delas um delicado formato de campânula. As folhas são longas e estreitas, com uma nervura longitudinal.

 

Existem muitas variedades de cores disponíveis, desde o branco, ao amarelo, passando pelo rosa, o vermelho e o azul. Os jacintos atingem normalmente os 25-30 cm de altura.    

Como plantar: Jacinto

O jacinto gosta de solos soltos, bem drenados e férteis. Prepare a terra antecipadamente e, se necessário, acrescente areia ou adubo para alterar a sua composição. Os bolbos devem ser plantados no outono, entre setembro e novembro, para que floresçam na primavera.

 

As flores gostam da exposição solar, mas também podem ser plantadas em zonas do jardim onde apanhem um pouco de sombra. Enterre os bolbos 10 a 12 cm no solo, mantendo uma distância de 10 cm entre cada um. Assim que as pétalas começarem a ficar acastanhadas, os bolbos devem ser removidos, concentrando assim os nutrientes na planta que há de crescer. As folhas devem ser deixadas morrer naturalmente. As hastes devem ser cortadas depois de mortas.

 

O jacinto também pode ser cultivado em vasos. Numa caixa retangular de 40 cm, poderá plantar 7 bolbos. O jacinto pode ainda ser comprado em recipientes que lhe permitem cultivá-lo sem terra, a qual é substituída por água que desenvolverá as raízes e dará origem aos rebentos. 

Propagação do jacinto

A propagação faz-se retirando os bolbilhos que se formam no bolbo principal. O bolbo precisará de tempo para recuperar após o período de floração. Este tempo é fundamental para que o bolbo do jacinto armazene energia, preparando-se para o período de floração do próximo ano.

 

Deixe os bolbilhos crescerem no bolbo principal até que estejam suficientemente maduros para serem divididos. Desta forma, um único bolbo de jacinto consegue produzir várias plantas em 3 a 5 anos.

 

Sabia que... Curiosidades sobre o jacinto

Na mitologia grega, Jacinto era um jovem grego amado por Apolo mas morto por ele durante um jogo de lançamento do disco. Do sangue derramado por Jacinto, nasceu uma flor que Apolo batizou em memória do jovem.