Hosta


(Espécie: Hosta - Família: Hostaceae)

A hosta e as suas origens

Curiosamente, a hosta é também conhecida pelos grupos de flores semelhantes a pequenos lírios brancos ou alfazema que surgem a meio do verão, mas estes são uma mera apresentação ao principal ponto de atração desta planta: a folhagem.

 

Esta planta é originária do nordeste asiático, tendo sido descoberta pelo botânico austríaco Nicolaus Thomas Host. Os primeiros registos de introdução na Europa Ocidental datam de finais do século XVII.


Sazonalidade: A hosta em flor

A hosta é o testemunho vivo de que a folhagem pode ser tão admirável como as flores, e que certamente pode ter tanto impacto como estas. A planta apresenta algumas variedades ao nível da folhagem: dourada, bicolor de rebordo branco, salpicada de dourado ou com um tom característico semelhante a um pó azul-acinzentado.

 

Algumas das folhas quase parecem tecidas, com as suas nítidas linhas pontilhadas. Esta planta pode crescer apenas alguns centímetros de altura ou expandir-se até atingir os 2 metros de largura.

Como plantar: Hosta

A hosta é uma valiosa planta de jardim pois produz uma excelente cobertura do solo e cresce em zonas de sombra. Não tolera o sol quente do meio-dia. Também são plantas ideais para a margem de um lago.

 

A hosta gosta de solos ricos em húmus e de uma generosa camada de mulch à base de folhas no outono. Para obter uma folhagem exuberante, a planta deve ser mantida húmida e nutrida na estação de crescimento das folhas, que é no verão.

A maior dificuldade relativamente à hosta é mantê-la livre de lesmas e caracóis, que destroem as suas folhas. Se o seu jardim tiver lesmas e caracóis, prepare-se, pois estes escolherão imediatamente a hosta para se alimentarem Uma boa quantidade de moluscicida pode resultar.

 

Se preferir cultivar a planta num canteiro para facilitar o seu controlo, trace uma linha de vaselina ou cole fita-cola de cobre em torno do recipiente para atuar como repelente. Uma cobertura de granalha cortante também pode ajudar a proteger a hosta.

Propagação da hosta

Hostas saudáveis têm tendência a formar grupos ao longo do tempo, os quais podem ser divididos. O início da primavera é a melhor altura mas, em termos ideais, as novas plantas devem permanecer no mesmo local por cerca de cinco anos.

 

Use uma forquilha para desenterrar a planta. Em seguida, divida o grupo com duas forquilhas em oposição, separando-o delicadamente mas com firmeza. Volte a plantar cada grupo de hosta, aplique um adubo de libertação lenta e regue bem.


Sabia que... Curiosidades sobre a hosta

As hostas estão no topo de venda das espécies perenes nos EUA: o trabalho da American Hosta Society é seguido por muitos fãs desta planta. No Japão, tanto as raízes como as folhas são usadas na alimentação.