Hibisco


(Espécie: Hibiscus - Família:    Malvaceae)

O hibisco e as suas origens

O hibisco, palavra originária da palavra grega "hibiscus", faz parte da família das Malvaceae. Existem mais de 200 espécies diferentes em todo o mundo, desde plantas anuais a pequenas árvores. As muitas diferenças de formato revelam contudo um elemento em comum: a característica flor em forma de campânula, fazendo lembrar uma flor tropical exótica, mesmo nas variedades de arbusto mais resistentes.

Sazonalidade: O hibisco em flor

Os melhores hibiscos de jardim são os arbustos de média dimensão que proporcionam um verdadeiro espetáculo de flores que se multiplicam numa grande variedade de sedutoras cores, incluindo pêssego, vermelho-cereja, amarelo-limão, vermelho-escuro e rosa-claro.

 

Um dos hibiscos mais resistentes é o syriacus, que se encontra normalmente disponível, sobretudo o cultivar Oiseau Bleu (Pássaro Azul), que ostenta lindas flores de azul-alfazema com o centro carmim. O hibisco chinês, rosa-sinensis, pode ser cultivado com sucesso no exterior, em jardins soalheiros e exposto a temperaturas elevadas.

 

Os ramos são rígidos e eretos, o crescimento é lento, a folhagem cerrada é algo comum e cai depois de as flores terem atingido a maturidade. Mas a beleza das suas efémeras flores, presentes desde o final do verão ao início do outono, faz-nos perdoar todas as suas falhas.

Como plantar: Hibisco

Justificando o seu aspeto exótico, o hibisco é algo exigente. Necessita de um solo com uma boa drenagem e de exposição direta à luz solar, bem como de proteção do vento frio.

 

Acrescente matéria orgânica à cova do plantio, para garantir as melhores condições de cultivo e oferecer à planta as melhores condições para esta iniciar o seu desenvolvimento. Seja paciente: os hibiscos levam tempo a desenvolver-se. Em alternativa, poderá efetuar o plantio num grande canteiro, desde que o regue regularmente nos períodos de seca.

 

Mantenha as plantas já enraizadas em boas condições, cortando os talos no início da primavera e beliscando os brotos macios das jovens plantas para induzir o seu crescimento arbustivo. Certifique-se regularmente de que não existem moscas-brancas, pois estas prejudicam o crescimento das flores.  

Propagação do hibisco

Cultive uma espécie anual, como o Hibiscus Trionum, a partir de semente. Propague os arbustos a partir da estaquia de talos verdes no final da primavera ou de talos semiamadurecidos no verão.

Sabia que... Curiosidades sobre o hibisco

Devido às suas flores exuberantes em forma de campânula, o hibisco atrai abelhas e borboletas, mas também beija-flores.

 

Além do seu indiscutível valor ornamental, esta flor é também usada para fazer chá, servido frio ou quente, em muitos países do mundo. Diz-se que o hibisco tem propriedades diuréticas e anti-hipertensivas.

.