Copo-de-leite


(Espécie:  Zantedeschia - Família: Araceae)

 

O copo-de-leite e as suas origens

Originário de África e da América do Sul, o copo-de-leite chegou ao continente europeu em meados do século XVIII. Esta planta divide-se em duas categorias principais:

 

  • Lírio Arum – uma resistente variedade de exterior com flores brancas
  • Lírio Calla – uma variedade delicada com folha branca e lindas flores

 

Apesar de nem a categoria Arum, nem a categoria Calla serem tecnicamente lírios, nem fazerem parte da família dos lírios, são normalmente conhecidos como lírios. O nome "Zantedeschia" do género presta homenagem ao botânico italiano Giovanni Zantedeschi.

 

O copo-de-leite multiplica-se facilmente por rizoma e, consequentemente, não precisa de muito tempo para se adaptar a novas áreas, desde que alimentado e regado. Por este motivo é também considerado uma planta infestante.

 

Sazonalidade: O copo-de-leite em flor

Com período de floração que se estende da primavera ao final do verão, o grande e vistoso copo-de-leite ostenta um formato característico a que se dá o nome "espata" - a folha branca em forma de funil que envolve o espádice. O espádice é o pequeno bastão amarelo coberto por minúsculas flores.

 

Tanto a categorias Arum, como a Calla são compostas por flores brancas, amarelas e cor-de-rosa. São frequentemente cultivadas como flores-de-corte e muito utilizadas na confeção de ramos ou bouquets de noiva.

 

Esta planta pode atingir 1 metro de altura, e até mesmo as suas grandes folhas verdes lanceoladas podem atingir os 45 cm.  

Como plantar: Copo-de-leite

O que fazer para obter os melhores resultados: meses, tipo de solo, rega, luz, grau de facilidade

O copo-de-leite é uma planta semiaquática e requer níveis elevados de humidade para florir. No que diz respeito às espécies de floração precoce, que florescem no início da primavera, estas devem ser plantadas em dezembro. Relativamente a todas as outras espécies, faça-o durante os meses de fevereiro e março, uma vez que são facilmente danificadas pela geada.

 

Depois de plantados, os rizomas devem ser mantidos num local fresco e luminoso. A categoria Calla prefere locais sombrios ou de meia-sombra, não expostos à luz solar direta ou a variações extremas de temperatura. Em termos ideais, devem ser regularmente nutridos com adubo e o solo deve ser mantido húmido mas sem acumulação de água.

 

O solo deve assegurar uma boa drenagem e ser rico em húmus. Após o plantio, poderá também adicionar-lhe turfa de esfagno. Os rizomas devem ser bem enterrados no solo e regados regularmente até ao início da floração. Se corretamente nutridas e regadas, ambas as categorias de copos-de-leite são relativamente fáceis de cultivar.

 

Propagação do copo-de-leite

A propagação do copo-de-leite ocorre por divisão do rizoma na primavera. Idealmente, logo no início do período de crescimento. Retire o rizoma e divida-o, assegurando-se de que cada secção tem um broto viável. Os rizomas devem então ser novamente plantados e a floração ocorrerá dois anos mais tarde.

 

A categoria Calla também pode ser propagada por sementes, mas este é um processo moroso, podendo levar vários anos a obter uma floração.

 

Sabia que... Curiosidades sobre o copo-de-leite

Na língua das flores, Calla significa "não te vou esquecer". Contudo, apesar da sua flor em forma de coração, esta é uma planta tóxica. Todas as suas partes, graças à presença de oxalato de cálcio, podem causar irritação na garganta, edema e vómito.