A diminuição dos dias, a descida das temperaturas e a queda das primeiras chuvas de outono assinalam a lenta passagem do verão para o outono. Os insetos detetam a mensagem de mudança de estação e começam a procurar abrigo para passar o inverno. E, evidentemente, a sua casa promete-lhes o mesmo conforto e abrigo que promete a si e à sua família.

Prepare a sua casa e o jardim para os dias frios que se avizinham. Pense em tomar algumas medidas extras para proteger a sua casa dos insetos invasores e para evitar fazer dela um chamariz para os mesmos.

Elimine habitats

Inspecione o exterior da sua casa para identificar e eliminar potenciais habitats para pragas e insetos. Regra geral, os insetos procuram zonas que lhes proporcionem humidade, alimento e abrigo – locais para descansar, reproduzir-se ou esconder-se dos predadores.

Comece, por isso, a pensar como um inseto. Procure locais que possam servir de ponte aos insetos, coisas que possam facilitar o acesso de pragas não voadoras à sua casa. Procure também locais de refúgio, onde os insetos possam esconder-se. Tome as seguintes medidas de controlo de insetos, para minimizar as pragas e a invasão de insetos:

  • Limpe os algerozes e os tubos de queda. A acumulação de resíduos pode fornecer um habitat para os insetos.
  • Verifique se os tubos de queda direcionam a água para longe de casa.
  • Elimine os resíduos encostados ou junto da casa, incluindo pilhas de rochas ou compostagem, tábuas velhas ou tijolos.
  • Armazene a lenha no exterior e longo da casa.
  • Afaste o mulch das paredes da casa.
  • Coloque os contentores do lixo longe da casa. O lixo é uma boa fonte de alimento que atrai insetos e outros infestantes. Mantenha os contentores sempre bem fechados.
  • Desloque as plantas que estiverem em contacto direto com as paredes da casa. Pode os ramos das árvores que descaem sobre os algerozes ou sobre o telhado, e pode os arbustos encostados a paredes, a alpendres ou varandas.
  • Varra as folhas caídas que se acumulam contra as paredes da casa, no alpendre ou noutra estrutura exterior.
  • Substitua a iluminação exterior. Troque as lâmpadas convencionais, que atraem os insetos, por lâmpadas amarelas ou de vapor de sódio.

Sele as aberturas

Inspecione cuidadosamente o exterior da sua casa e tome medidas para selar todas as aberturas que encontre. Este procedimento não só ajuda a manter as pragas fora de casa, como também pode ajudar a manter o calor, evitando a entrada de frio.

  • Substitua as telas de proteção simples por janelas duplas. Se deixar as telas de proteção durante o ano inteiro, certifique-se de que estão bem ajustadas e não apresentam buracos, rasgões ou outras aberturas.
  • Verifique a selagem em torno das portas de entrada e possíveis espaços livres. Substitua as fitas de calafetagem e vede ou repare conforme necessário.
  • Inspecione as janelas da cave. Se detetar alguma racha ou vir que está partida, substitua-a.
  • Examine as paredes. Sele eventuais rachas e fendas com um produto vedante ou cimento. Encha os orifícios com palha-de-aço.
  • Observe cuidadosamente os beirais e os revestimentos junto ao telhado. A madeira encharcada é um convite à entrada de pragas. Substitua eventuais madeiras podres.
  • Verifique cuidadosamente as aberturas de ventilação do sótão, certificando-se de que estão bem seladas.

Controlo de pragas de interior

Por fim, considere a criação de barreiras químicas na sua casa e em redor da mesma. Obtenha mais informações sobre como evitar que as pragas de exterior se transformem em pragas de interior.

A utilização de técnicas de prevenção para manter os insetos do lado de fora é uma solução simples e económica que oferece um bom nível de proteção contra a invasão de insetos. Insira a inspeção outonal do exterior da sua casa no seu conjunto de tarefas de manutenção anual. Não só reduzirá o tempo passado a controlar pragas de interior, como também garantirá uma melhor manutenção estrutural da casa.