3 formas de bloquear a entrada de insetos


Tome medidas para minimizar (ou mesmo prevenir) a migração anual de insetos para a sua casa no outono. Três tipos de barreiras proporcionam uma medida de proteção eficaz contra os insetos: física, química e cultural. Utilize um dos métodos ou, melhor ainda, combine técnicas dos três tipos de barreiras para criar uma barreira forte contra a entrada de insetos.  

3 formas de bloquear a entrada de insetos

 

Tome medidas para minimizar (ou mesmo prevenir) a migração anual de insetos para a sua casa no outono. Três tipos de barreiras proporcionam uma medida de proteção eficaz contra os insetos: física, química e cultural. Utilize um dos métodos ou, melhor ainda, combine técnicas dos três tipos de barreiras para criar uma barreira forte contra a entrada de insetos.

Barreiras físicas

Um tipo de barreira física consiste em bloquear as aberturas da sua casa. Calafete as janelas (sobretudo as janelas da cave), sele eventuais fendas junto aos possíveis locais de entrada ou orifícios de ventilação do sótão e substitua as fitas de calafetagem danificadas das portas. Estas medidas não só mantêm os insetos fora de casa, como também ajudam a reduzir a conta da eletricidade. Verifique as paredes à volta das janelas da cave e repare eventuais fendas. Verifique cuidadosamente os caixilhos para assegurar um ajuste perfeito.

Certifique-se de que as portas não ficam abertas. Para um inseto, basta apenas um segundo para entrar rapidamente ou voar para o interior da casa. Se detetar uma acumulação de moscas Pollenia rudis (moscas de movimento lento que se agrupam nas janelas e chocam com as pessoas ao voar), use um mata-moscas ou cole fita adesiva contra moscas junto às portas e janelas que apanham sol.

Barreiras químicas

Impeça os insetos de entrar na sua casa aplicando um inseticida, pelo menos, numa faixa de 30 a 60 cm a contar do chão, ao longo da parede interior, e também numa faixa de 30 a 60 cm a contar do chão, ao longo da parede exterior.  Se quiser, poderá criar uma barreira ainda maior, de 1,20 a 1,50 m. Nem sempre os produtos granulados proporcionam maior tempo de proteção do que os líquidos em spray.

Barreiras culturais

As barreiras culturais fornecem outra linha de proteção contra a entrada de insetos, eliminando as condições que tornam a sua casa (e a zona em redor da mesma) um habitat atraente.

  • Afaste as plantas das paredes exteriores da casa. Pode os arbustos e as árvores de modo a que os ramos não toquem nem pendam sobre a casa, formando uma espécie de ponte que permitirá aos insetos atravessarem o perímetro tratado com inseticida.
  • Não armazene lenha dentro de casa. Fora de casa, mantenha-a afastada das paredes da sua casa e num sítio elevado em relação ao chão. Muitos insetos hibernam na madeira. Quando a lenha é levada para o interior da casa e aquece, os insetos pensam que é primavera e acabam por sair.
  • Instale algerozes e tubos de queda que afastem a água das paredes da casa. A maior parte dos insetos não consegue regular a humidade do corpo e procura locais com água. Mantenha as paredes da sua casa secas.
  • Retire as pedras, folhas caídas, tijolos, troncos, resíduos de plantas e outros elementos que possam fornecer esconderijos para os insetos. Este procedimento é fundamental para controlar os escaravelhos, que procuram estes locais para se esconderem e se alimentarem de outros insetos que procuram estes mesmos refúgios.
  • Elimine as plantas que abrigam os insetos que têm infestado a sua casa. Por exemplo, se todos os anos tiver uma infestação de escaravelhos do ulmeiro, considere eliminar os ulmeiros do seu jardim.
  • Mantenha os poços das janelas da cave livres de resíduos de folhas e de outras plantas, os quais fornecem esconderijos para aranhas e baratas.
  • Reduza a espessura do mulch para 5 a 7 cm no máximo e mantenha-o a uma distância mínima de 15 a 20 cm das paredes da sua casa. Isto ajuda a eliminar os milípedes.
  • Armazene a ração dos animais de estimação em recipientes herméticos para que não atraiam formigas e baratas. Elimine quaisquer vestígios de comida derramada ou restos de água antes de a noite cair.
  • Desligue as luzes exteriores durante a noite, para evitar atrair insetos, sobretudo quando os grilos estiverem ativos e entrarem em casa.

Para mais sugestões para impedir a entrada de insetos na sua casa, consulte a secção "Princípios básicos para a prevenção de pragas de interior".