Um guia para as ferramentas de jardinagem


 O cultivo de frutas e a criação de pequenos pomares para uma família torna-se fácil quando investe em ferramentas de jardinagem de qualidade. Enquanto algumas ferramentas de jardinagem abrangem uma série de tarefas, outras são necessárias especificamente para a poda ou para a colheita de frutas. O equipamento certo torna a tarefa muito menos desgastante. As ferramentas de jardinagem de qualidade são construídas para durar, podem ser mais leves tornando a operação fácil e de uso rápido. Uma corrente de boa qualidade, por exemplo, reduz o tempo de jardinagem e torna a tarefa mais fácil.

O cultivo de frutos e a criação de um pequeno pomar para uma família é fácil quando se investe em boas ferramentas de jardinagem. Apesar de algumas ferramentas de jardinagem poderem ser usadas para várias tarefas, outras são especificamente destinadas à poda ou à colheita.

O uso do equipamento adequado facilita muito a tarefa. As ferramentas de boa qualidade são concebidas para durar. Podem ainda ser mais leves para facilitar a sua utilização e permitir um trabalho mais rápido. Uma serra de boa qualidade, por exemplo, reduz o tempo de trabalho e facilita a tarefa.

Lista de ferramentas de jardinagem:

1) Enxada

É a ferramenta mais importante para cavar e revolver a terra, sobretudo em espaços amplos. A tarefa de cavar a terra é muito mais fácil se tiver uma enxada de boa qualidade. As lâminas em aço inoxidável são duras e resistentes e os cabos de madeira, embora um pouco mais caros, são mais confortáveis quando utilizados por períodos de tempo prolongados.

2) Tesouras de poda

Uma tesoura para jardinagem! Trata-se de uma pequena e útil ferramenta de jardinagem muito fácil de usar e ideal para podar ou cortar ramos. Compre uma boa tesoura com lâmina afiada e pega ergonómica. As tesouras de podar devem ser mantidas afiadas, para que a poda seja mais fácil.

3) Tesouras para sebes

Estas tesouras são ideais para chegar aos ramos mais inacessíveis. Permitem esculpir árvores e cortam facilmente ramos de média ou grande dimensão.

4) Serra

As serras manuais ou elétricas são úteis para cortar ramos mais grossos. Escolha um modelo compacto para conseguir aceder mais facilmente a ramos ocultos ou de difícil acesso.

5) Triturador de ramos

Os ramos podados e as folhas caídas devem ser retirados do pomar. A compra de um triturador de ramos facilitará essa tarefa.

6) Ligante

Para apoiar a árvore durante o seu crescimento, use um ligante para atar os ramos a uma estaca de suporte.

7) Pulverizador

As árvores de fruto podem ser atacadas por uma série de parasitas e devem ser protegidas com pesticidas e fungicidas. Um pulverizador de pressão ou motorizado é uma ferramenta de jardinagem perfeita para agilizar os trabalhos em áreas muito arborizadas. Estes pulverizadores de pressão têm 5 a 20 litros de capacidade.

8) Colhedor de frutas

A colheita dos frutos é muito gratificante e um colhedor de frutas é a ferramenta ideal para conseguir chegar aos frutos que se encontram no topo da árvore. Um colhedor de frutas é basicamente constituído por um saco e por uma armação em aço inoxidável fixa a um cabo extensível.

9) Sistema de aspersão

A rega é importante para preservar a saúde das árvores de fruto. Um sistema de aspersores permite-lhe assegurar a rega do seu jardim mesmo quando vai de férias.

Quais as ferramentas mais adequadas ao meu jardim?

Pense naquilo de que necessita antes de comprar as ferramentas, para ter a certeza de que escolhe o equipamento certo. Pense no seu conforto e escolha ferramentas ergonómicas que se adaptem a si. Verifique o manuseamento e o conforto da ferramenta na sua mão e, para as ferramentas maiores, por exemplo para uma enxada, pense na sua altura para encontrar uma que lhe seja adequada. Uma última recomendação antes de comprar: regra geral, quanto maior for a qualidade da ferramenta, maior será a sua duração.