Dezembro


O seu jardim este mês. Saiba que tarefas deve executar no 12º mês do ano.

 

 

Agora que as geadas matinais nos proporcionam imagens de rara beleza mas não convidam a trabalhar no jardim, será necessário fazer um esforço para que, chegada a Primavera, o seu jardim se revele em toda a sua beleza. É mais importante que nunca terminar as tarefas de Inverno, sobretudo no que diz respeito à protecção das plantas.

Proteja as flores mais sensíveis ao frio e mudanças bruscas de temperatura trazendo-as para o interior. O mais importante é que fiquem sob telha.

Proteja a sua varanda dos ventos frios, colocando por exemplo uma esteira de bambu como corta-vento. Aproxime as suas plantas das paredes.

No caso dos terraços, as esteiras e telas de protecção, tendo a particularidade de proteger deixando ainda assim que as plantas respirem, podem ser utilizados como elementos decorativos. Pode rodear conjuntos de vasos com esteiras de alturas diferentes, colocar iluminação no interior e obter assim um jardim de Inverno muito original.

Plantas de Interior

Plante açucenas (Amaryllis). Lembre-se que o vaso terá de ter as dimensões adequadas ao tipo de planta e ser bastante pesado.

Afaste as folhas das suas plantas dos vidros que estão demasiado frios para elas e mantenha-as afastadas de fontes de calor.

Não regue em demasia, aguarde que a terra esteja seca na superfície do vaso antes de voltar a regar e sobretudo, não deixe água acumulada nos pratos.

Lembre-se que a cinza da lareira é um excelente alimento , sobretudo para as suas plantas de exterior, arvores, arbustos, e outras plantas perenes. Rica em potassa e oligoelementos são um verdadeiro concentrado de energia.

Se plantou bolbos de jacintos (Hyacinthus orientalis) traga os vasos para dentro de casa e assistirá brevemente uma explosão de cores e perfumes, adiantando um pouco a chegada da Primavera.

Enquanto espera, recolha elementos do jardim, folhas, galhos, bagas e sobretudo as belíssimas folhas de azevinho (Ilex perado Aiton ssp. Azorica) e de folhado( Viburnum tinus) e encha a sua casa de espírito natalício!